Se você possui uma fortuna, tem que trabalhar para viabilizar a vida. Fora quem faz parte desse grupo de exceção, todo mundo tem necessidades, responsabilidades e… contas para pagar. Então, todo mundo tem que trabalhar.
Qualquer que seja sua profissão, é o seu trabalho que possibilita um ganho mensal para bancar seu estilo de vida. A gente não está discutindo aqui se deveria ser assim, ou não. Nem conjecturando como a vida seria de volta ao Éden. Estamos diante de uma realidade: todo mundo tem que trabalhar. A questão aberta aqui é outra: você trabalha satisfeito?
Já ouvi gente dizer que, quando o despertador toca, tem vontade de chorar. Todo dia, aquela pessoa levanta da cama e vai para o sacrifício. Passa pelo menos oito horas dentro de uma empresa, realizando com má vontade algumas tarefas, olhando para o relógio, esperando a tortura terminar.
Você está realizado no seu trabalho?
Existem pessoas no gerúndio: está sempre querendo algo que não tem… Não é exagero. Tem gente que tem aversão ao trabalho e não é pouca gente, não. Com todo esse tempo que eu tenho em Gestão de Pessoas, percebo no ar.
Nem precisa me dizer. Eu vejo no olhar, nos gestos, na atitude, no andar… a pessoa envia sinais de insatisfação permanente. O que falta para ela? Falta propósito, que faz toda a diferença entre o prazer e o sofrimento no trabalho diário.
Como entender qual o meu propósito?
O propósito precisa combinar duas dimensões: a individual e a do grupo. A pessoa que tem propósito individual, ao ouvir o despertador pela manhã, abre os olhos e enxerga o sentido do seu dia de trabalho. Ela tem um projeto de vida, uma necessidade ou desejo que só pode ser realizado se ela levantar e for para o trabalho.
O propósito individual é a coragem, o significado mais profundo e essencial daquele dia. Então, a parte chata – que todo trabalho tem – perde a importância, deixa de ser sacrifício e causa de insatisfação.
Já o propósito de grupo é desvendado justamente pelo líder que consegue criar um contexto. Ao articular um novo contexto para o negócio, ele compartilha essa visão com a equipe e promove o alinhamento entre os objetivos pessoais e os da empresa.
“Nós estamos aqui nesse negócio que faz isso por causa daquilo e nosso objetivo conjunto é entregar o resultado XYZ”. O propósito é a “cola” que une o time e mantém todo mundo engajado e alinhado na direção de um objetivo comum – os resultados extraordinários.